quarta-feira, 16 de março de 2011

1º Simulado - Bioquímica


É pessoal, chegou a hora de testar conhecimentos. Esse é o nosso primeiro simulado, portanto vamos a ele.

Ah! Só para lembrar que o gabarito estará disponível, aqui no Blog, no dia 31 de março, ok?

1. (UFAL-2010) A matéria que constitui os seres vivos revela abundância em água, cerca de 75% a 85%, além de proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), glicídios (1%), ácidos nucléicos (1%), e de sais minerais diversos (1%). Com relação a alguns componentes químicos do corpo humano, assinale a alternativa incorreta.

A) Na composição química das membranas celulares, há fosfolipídios organizados em duas camadas; há também moléculas de proteína.

B) O colesterol, conhecido principalmente por estar associado ao enfarte e a doenças do sistema circulatório, é um importante componente de membranas celulares.

C) Um importante polissacarídeo, o amido, é armazenado no fígado e, quando o organismo necessitar, esse polissacarídeo pode ser quebrado, originando moléculas de glicose para o metabolismo energético.

Explicação: No organismo humano, o amido começa a ser degradado na boca e é, em parte (30%), transformado em maltose. Ao chegar ao duodeno, os outros 70% transforma-se em maltose, portanto não há acúmulo desse polissacarídeo em nosso organismo.

D) Os íons de cálcio (Ca++) participam das reações de coagulação do sangue e da contração muscular, além de serem componentes fundamentais dos ossos.

E) Os íons de sódio (Na+) e de potássio (K+), entre outras funções, são responsáveis pelo funcionamento das células nervosas.


2. (ENEM-2000) O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgânicos obtém-se grande parte da energia para as funções vitais. Por outro lado, desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes. O caminho do açúcar no organismo inicia-se com a ingestão de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a ação de enzimas, "quebrando-se" em moléculas menores (glicose, por exemplo) que serão absorvidas.

A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é responsável por facilitar a entrada da glicose nas células. Se uma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ação está diminuida, dificilmente a glicose pode entrar na célula e ser consumida.

Com base nessas informações, pode-se concluir que:

a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina.

Explicação: Um hormônio nunca fará o papel de uma proteína especial, como uma enzima.

b) a insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimático sobre as moléculas de açúcar.

Explicação: Na realidade a insulina não tem papel enzimático e sim metabólico.

c) o acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro clínico de hiperglicemia.

Explicação: Na verdade é provocado pela diminuição.

d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.

e) o principal papel da insulina é manter o nível de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico de diabetes.

Explicação: "Suficientemente alto" - SEM COMENTÁRIOS.


3. (ENEM-2002) O milho verde recém-colhido tem um sabor adocicado. Já o milho verde comprado na feira, um ou dois dias depois de colhido, não é mais tão doce, pois cerca de 50% dos carboidratos responsáveis pelo sabor adocicado são convertidos em amido nas primeiras 24 horas.

Para preservar o sabor do milho verde pode-se usar o seguinte procedimento em três etapas:

1º. descascar e mergulhar as espigas em água fervente por alguns minutos;

2º. resfriá-las em água corrente;

3º. conservá-las na geladeira.

A preservação do sabor original do milho verde pelo procedimento descrito pode ser explicada pelo seguinte argumento:

a) O choque térmico converte as proteínas do milho em amido até a saturação; este ocupa o lugar do amido que seria formado espontaneamente.

Explicação: São os carboidratos que são convertidos e não as proteínas.

b) A água fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos de milho, impedindo a difusão de oxigênio e a oxidação da glicose.

Explicação: O choque térmico é para acabar com possíveis microorganismos.

c) As enzimas responsáveis pela conversão desses carboidratos em amido são desnaturadas pelo tratamento com água quente.


d) Microrganismos que, ao retirarem nutrientes dos grãos, convertem esses carboidratos em amido, são destruídos pelo aquecimento.


Explicação: São destruídos após o choque térmico.

e) O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente a transformação desses carboidratos em amido.

Explicação: A transformação ocorre naturalmente.


4. (EMO-BIO) Julgue as assertivas abaixo que se referem à bioquímica celular.

0 0 – Os lipídios são substâncias orgânicas solúveis em água e que, entre outras funções, atuam como pigmentos acessórios nas plantas no momento da fotossíntese.

Explicação: Solúveis em água (quá, quá, quá...), faz-me rir.

1 1 – Como as reações químicas do organismo em geral são muito lentas, o aumento da temperatura seria uma boa solução para agilizar essas reações, mas não seria ideal, pois o aumento da temperatura provoca a desnaturação das proteínas.

2 2 – A água, no metabolismo celular, participa de dois tipos de reação: a de síntese por desidratação e a de hidrólise, onde há ganho e perda de água, respectivamente.

Explicação: Há ganho na reação de hidrólise e perda na de síntese.

3 3 – Os problemas de saúde que envolvem as vitaminas são as avitaminoses, hipervitaminoses, estas últimas, entre outras coisas, podem ainda levar a pessoa a desenvolver a ortorexia nervosa.

4 4 – A rapadura é um doce tipicamente nordestino, que originou-se da raspagem das camadas (crostas) de açúcar que ficavam presas nas paredes dos tachos usados na fabricação do açúcar. O mel resultante era aquecido e colocado em formas semelhante às de tijolos. No Brasil, os engenhos de rapadura existem desde o século XVII.

http://nailsondeoliveiramoura.blogspot.com/2010/07/rapadura.html. Acesso em 03/03/2011 às 15:39 h

A rapadura é uma boa fonte do monossacarídeo sacarose

Explicação: A sacarose é um dissacarídeo (glicose + frutose).


5. (PUCRIO-2010-Prova Interativa) A Gota é um distúrbio fisiológico que causa dor e inchaço nas articulações, por acúmulo de ácido úrico, um resíduo metabólico nitrogenado. Considerando-se a composição química dos diferentes nutrientes, que tipo de alimento um indivíduo com Gota deve evitar?

(A) O rico em gordura.

(B) O pobre em gordura.

(C) O pobre em proteínas.

(D) O rico em sais de sódio.

(E) O rico em proteínas.

Explicação: São as proteínas que aumentam a produção de líquidos nas articulações.


6. (PUCRIO-2010-Prova Interativa) Quanto ao tipo de nutrição e de material de reserva dos vegetais e dos animais, temos respectivamente:

(A) heterotrófica e amido, autotrófica e lipídios.

(B) autotrófica e gordura, heterotrófica e amido.

(C) autotrófica e amido, heterotrófica e gordura.

(D) heterotrófica e lipídios, autotrófica e amido.

(E) autotrófica e amido; heterotrófica e proteínas.

Explicação: SEM COMENTÁRIOS.


7. (UECE-2011-2ª Fase-Com modificações) Todos os seres vivos necessitam de energia para viver e para isso realizam processos metabólicos variados. Enquanto organismos mais complexos realizam respiração aeróbica para obter energia, alguns microrganismos, como bactérias e fungos, utilizam a fermentação. Com relação aos processos existentes no mundo vivo para a obtenção de energia, julgue as afirmativas a seguir.

0 0 - A glicose é o combustível inicial tanto da respiração quanto da fermentação.

Explicação: O erro se encontra quando se generaliza a fermentação, pois somente na alcoólica a glicose é queimada.

1 1 - Os vegetais fazem fotossíntese durante o dia e respiram apenas à noite.

2 2 - As leveduras fermentam açúcares para produzir ácido lático.

Explicação: Elas produzem o ácido pirúvico.

3 3 - Como os microrganismos precisam se multiplicar com rapidez, realizam fermentação, processo mais eficiente com relação ao balanço energético do que a respiração aeróbia, pois é mais rápido.

Explicação: A respiração aeróbica é mais rápida.

4 4 - O sabor azedo do leite fermentado se deve ao ácido lático formado e eliminado pelos lactobacilos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário