quarta-feira, 16 de março de 2011

Sais minerais


Funções

Os minerais possuem um papel bastante importante em nosso organismo, pois é através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas.

Informações

Diferentemente dos carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos.

Sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc.

Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios na saúde. Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função.

Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina.

Abaixo segue uma lista com alguns minerais e suas funções, carência, excesso e fontes.

Cálcio (Ca):

Funções: coagulação do sangue, oxigenação dos tecidos, oxigenação dos tecidos, transmissão dos impulsos nervosos, regularização dos batimentos cardíacos, equilíbrio do ferro no organismo, formação de dentes e ossos.

Carência: Causa deformação óssea e enfraquecimento dos dentes.

Excesso: Pode causar o surgimento de cálculo renal, hipercalcemia, síndrome alcalina do leite e insuficiência renal.

Fontes: Pode ser encontrado em leite e derivados, couve, espinafre e brócolis. Trabalha em equilíbrio com o fósforo.

Fósforo (P):

Funções: Faz parte da construção de ossos e dentes, da estrutura das membranas celulares, permitem a estocagem e a liberação rápida de energia e participam de várias reações químicas em nosso corpo, como por exemplo a formação do ATP (adenosina trifosfato).

Carência: Causa uma maior probabilidade de ocorrência de fraturas nos ossos, atrofiamento dos músculos, alterações nervosas e o raquitismo.

Excesso: Pode interferir na absorção do cálcio, Calcificação Matastático, porosidade do esqueleto (dos ossos).

Fontes: é encontrado em carnes, ovos, alguns cereais, leite e derivados, ervilhas e pães.

Potássio (K):

Funções: Atua associado com o sódio no equilíbrio da água, transmissão dos impulsos nervosos, regulariza as batidas do coração e o sistema muscular, além de contribuir na formação da célula.

Carência: Diminuição da atividade muscular, inclusive a do coração.

Fontes: Pode ser encontrado na banana, melão, batata, ervilha, tomate, frutas cítricas, leite, carnes e cereais.


Enxofre (S)

Funções: Possui função plástica, isto é, participa da reparação e construção de tecidos e células, participa do colágeno, do metabolismo de gorduras e carboidratos, da formação do coágulo sanguíneo, da formação de algumas vitaminas, da formação de proteínas, no processo de transferência de energia e auxilia no combate aos micróbios e parasitas.

Carência: ardor na garganta e no abdômen, astenia (sensação de debilidade física e psíquica generalizada), problemas de natureza nervosa, intumescimento de órgãos (fígado, baço e útero), redução do brilho e textura da pele, dores nas articulações e mau odor na saliva.

Fontes: Pode ser encontrado em carnes, peixes, ovos, feijão, repolho, brócolis, cebola, alho, germe de trigo, arroz, amêndoas, aveia, couve, couve-flor, castanhas, lentilha e trigo.


Sódio (Na)

Funções: Regula os líquidos no organismo, a pressão sanguínea, influi nas contrações musculares e nos impulsos nervosos, impede o endurecimento do cálcio e do magnésio (o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos) e previne a coagulação sanguínea.

Carência: Pode causar cãibras e retardamento na cicatrização dos ferimentos.

Excesso: Causa hipertensão arterial (pressão alta), com risco de ataque cardíaco e pode aumentar o nível de cálcio excretado pela urina.

Fontes: Pode ser encontrado no sal de cozinha, peixes, carnes defumadas, embutidos, ovos, vegetais (salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), queijo, nozes, aveia e algas marinhas.


Magnésio (Mg)

Funções: Cofator para o sistema de enzimas, regula as células nervosas, ajuda na formação de anticorpos, alivia o stress, atua na formação dos tecidos, ossos e dentes, ajuda a metabolizar os carboidratos e controla a excitabilidade neuromuscular.

Carência: Provoca extrema sensibilidade ao frio e ao calor.

Excesso: Pode provocar diarréia osmótica, quando for ingerido sob forma de agente farmacológico.

Fontes: Pode ser encontrado em verduras de folhas verde-escuro (espinafre, agrião, etc.), maçã, figo, nozes, grãos ásperos, carnes, gomas, leite, frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, tomate e mel.


Ferro (Fe)

Funções: É um componente na formação da hemoglobina e de numerosas enzimas, na oxigenação das células e no equilíbrio metabólico, no transporte de oxigênio dos pulmões para as células e na condução de gás carbônico das células para os pulmões, previne a anemia (muito comum nas mulheres).

Carência: Causa anemia.

Excesso: Provoca distúrbios gastrointestinais.

Fontes: Pode ser encontrado em carne bovina, fígado, rim, coração, gema de ovo, feijão, aspargos, leguminosas, cereais integrais, verduras, nozes, frutas secas, azeitonas.

Cobre (Cu)

Funções: Componente de enzimas em metabolismo férreo, age na formação da hemoglobina, da mielina e do colágeno, auxilia na luta contra infecções.

Carência: dificulta a absorção de ferro pelo organismo.

Excesso: Pode causar distúrbios gastrointestinais e danificar o fígado.

Funções: Pode ser encontrado em fígado, rim e coração bovino, vegetais verdes, cereais de trigo, produtos de gãos integrais, integrais, ervilhas, amendoim, nozes, soja, frutas secas, pêra, caranguejo, lagosta, frutos do mar, sementes, produtos de cacau.


Zinco (Zn)

Funções: Componente de múltiplas enzimas e proteínas, participa do metabolismo das proteínas e carboidratos, atua no controle cerebral dos músculos, ajuda na respiração dos tecidos, combate a acne, ajuda na cicatrização de ferimentos e estimula as defesas imunitárias.

Carência: Diminuição dos hormônios masculinos, favorece o diabetes e provoca alteração no paladar.

Excesso: Reduz a quantidade de cobre no organismo.

Fontes: Pode ser encontrado em carnes vermelhas, fígado, ostras, sardinha, leguminosas, nozes, aveia, ovos, peixes, germe de trigo, castanha do Pará, ervilha.


Selênio (Se)

Funções: Ajuda na defesa oxidação acentuada (auxiliando na luta contra os radicais livres), protege o coração, regula a ação do hormônio da tiróide, e reduz o estado de oxidação (radicais livres) de vitamina C e outras moléculas.

Carência: Em estudo.

Excesso: Causa fragilidade e perda ao cabelo e às unhas.

Fontes: Pode ser encontrado em miúdos bovinos (rim, fígado, coração, etc), frutos do mar, cereais integrais, germe de trigo e alguns vegetais (dependendo da quantidade de selênio na terra).


Cromo (Cr)

Funções: Ajuda a manter os níveis de glicose no sangue normais.

Carência: Causa raquitismo em crianças, osteomalácia (amolecimento dos ossos) em adultos, deformações na coluna e osteoporose.

Excesso: Causa falência renal crônica.

Fontes: Pode ser encontrado em carnes vermelhas, mariscos, alguns cereais, aves, peixe e cerveja.


Molibdênio (Mo)

Funções: Cofator para enzimas envolvidas em catabolismo de aminoácidos de enxofre, purinas e pirinas.

Excesso: Indivíduos que são deficientes em uma lista de ingestão de cobre ou têm alguma deficiência orgânica em metabolismo de cobre que os faz cobre-deficiente, pode ter o risco de aumentar a toxidade de molibdênio.

Fontes: Pode ser encontrado em legumes, produtos de grãos secos e nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário